domingo, 3 de abril de 2011

As 10 melhores espaçonaves da ficção

UD-4L Dropship


Melhores naves espaciais
Reprodução
Inspirado nos visuais dos helicópteros Apache e em alguns aviões americanos e britânicos de combate, foi desenvolvido um dos mais belos designs para naves ficcionais de pequeno porte feitas para o desembarque de tropas e para operações de defesa de nave-mãe. Em "Aliens" (direção James Cameron, 1986), o modelo UD-4L Dropship, também conhecido como "Cheyenne", é usado pelas forças norte-americanas em suas operações de transporte tático das tropas de Marines. O conceito artístico da nave, assim como da nave-mãe "Sulaco" que aparece no filme, foi do design industrial Syd Mead, que já tinha concebido os veículos e o visual urbano do cultuado "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (direção Ridley Scott, 1980). O dropship UD-4L é um exemplo da qualidade visual alcançado nos cenários e nas espaçonaves mostrados na série de filmes "Alien".

Thunder Fighter


Melhores naves espaciais
Reprodução
Buck Rogers é um herói espacial que surgiu nos quadrinhos em 1928, criado por Anthony Rogers. Na virada dos anos 70 para os 80, uma série televisiva criada pela rede NBC reviveu sua popularidade e um dos símbolos disso foi a elegante e sexy nave espacial conduzida por Rogers. O Thunder Fighter tornou-se a mais charmosa espaçonave de todos os tempos, pilotada por um herói que passou 500 anos hibernando e que somente é despertado no século 25. O design do Thunder Fighter caiu com uma luva para o estilo mulherengo de Buck Rogers, enquanto realizava suas explorações espaciais.

Battlestar Galactica


Melhores naves espaciais
Reprodução
A série "Galáctica, Astronave de Combate" foi ao ar pela primeira vez em 1978. Desde então, ela teve várias sequências e, em todas, as espaçonaves sempre tiveram bastante destaque, afinal o título da série original leva o nome da célebre, para os fãs de ficção científica, nave Galáctica. Além do seu estranho design, já que quando vista de cima a nave lembrava mais um crocodilo cibernético, havia também sua imensidão e seu impressionante poder de fogo, ao carregar cerca de 150 naves de combate Vipers e ter praticamente a estrutura e a população de uma grande cidade no seu interior.

Serenity




Melhores naves espaciais
Reprodução
Não há nenhuma nave igual a Serenity, da inusitada série de ficção científica "Firefly", que teve uma vida curta com apenas onze episódios. Seu design é absolutamente original, o que faz muitos a considerarem uma das mais esquisitas espaçonaves a navegar pelo Universo. A nave é o lar de nove personagens em aventuras que trazem nítidas influências dos filmes sobre o Velho Oeste. A série assim como a nave Serenity tornaram-se cultuados entre os fãs de ficções científicas, que consideram a espaçonave, mesmo sem armas poderosas, perfeita para suas missões de enfrentar renegados e piratas espaciais que vivem nas bordas de uma futurística aliança de planetas.

Tie Fighter




Melhores naves espaciais
Reprodução
A saga de "Guerra nas Estrelas" deixou como um de seus legados inovadores designs para espaçonaves de todos os portes e tipos, dos famosos X-Wings do filme de 1977 até a aterrorizante Estrela da Morte, uma mistura de espaçonave e estação espacial gigantes. Uma das mais inovadoras naves espaciais criadas em "Guerra nas Estrelas" foram os caças Tie Fighter. Com o formato que lembra uma gravata borboleta, a criação de Collin Cantwell traz nas laterais enormes painéis destinados a captar energia solar para a espaçonave. Os Tie Fighters foram uma das mais versáteis armas do Império Galáctico comandado por Darth Vader para enfrentar os clássicos X-Wings da Aliança Rebelde.

Death`s Head


Melhores naves espaciais
Reprodução
Outra das fantásticas naves criadas em "Guerra nas Estrelas" é o destróier espacial da classe imperial. Sua aparição no episódio "Uma Nova Esperança" (1977) é uma das mais impactantes da história da ficção científica no cinema. Seu tamanho colossal e sua velocidade causaram uma primeira impressão inesquecível nas audiências que assistiram a sua passagem sobre suas cabeças nas telas dos cinemas. Com o formato que lembra uma embarcação de guerra naval, com uma torre reinando imponente sobre o corpo da espaçonave, o destróier espacial a serviço do Império foi uma das naves mais temidas por aqueles que torciam para os Jedis.

Klingon Bird of Prey


Melhores naves espaciais
Reprodução
Ela lembra uma águia em seu vôo mortal prestes a atacar sua presa. Não é por acaso que esta moderna nave de combate klingon chama-se "Bird of Prey". Inimigos da Federação dos Planetas e do Império Romulano, na saga de "Jornada nas Estrelas", os militaristas e imperialistas klingons desenvolveram essas espaçonaves de aspecto predatório para missões de defesa e ataque de suas colônias e tropas. As naves da série "Bird of Prey" surgem na saga de "Jornada nas Estrelas" em meados do século 22 e com o passar do tempo passam por aperfeiçoamentos que as tornam um dos principais recursos militares da civilização klingon. O design original da nave foi baseado numa idéia do ator e diretor Leonard Nimoy, que interpretava o doutor Spock na série.

Discovery One


Melhores naves espaciais
Reprodução

Ela é a nave espacial de um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. A bordo dela e no seu comando estava um enigmático computador chamado HAL 9000 que tornaria-se um dos principais protagonista do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (direção Stanley Kubrick, 1969). A Discovery One tem um formato interessante e elegante, adequado a suas missões de longo alcance na exploração interplanetária. O design da nave foi pensado por Stanley Kubrick, o escritor Arthur C. Clarke, autor do livro homônimo em que o filme se baseou, e vários técnicos da Nasa. Juntos, eles criaram uma espaçonave que tivesse aerodinâmica e movimentos baseados em princípios científicos e que, ao mesmo tempo, combinasse com a atmosfera fria e sinistra do espaço sideral na visão de Kubrick.

Millennium Falcon


Melhores naves espaciais
Reprodução

De todas as maravilhosas máquinas que aparecem em "Guerra nas Estrelas", é ela a que normalmente lidera as listas das melhores de todos os tempos. O que prova que a Millennium Falcon já é um clássico. A nave do capitão Han Solo, que a ganhou em uma aposta, tornou-se lendária ao ajudar a salvar o Universo do lado negro da Força com manobras ousadas, apesar das suas condições tecnológicas precárias. Única e diferente dos padrões estéticos das naves espaciais até então, a Falcon tinha lotação máxima para oito passageiros e tripulantes, o que incluía o co-piloto alienígena Chewbacca. A Falcon fez parte do esquadrão da Aliança Rebelde em sua luta contra o Império, apesar da má vontade inicial de seu capitão, e tornou-se essencial na destruição da temida Estrela da Morte.

USS Enterprise


Melhores naves espaciais
Reprodução

Clássico dos clássicos, a USS Enterprise é uma das principais atrações da saga "Jornada nas Estrelas". Seu mais famoso design é o criado em 1966 pelo diretor de arte Walter Jefferies para a primeira temporada da série televisiva. Sob o prefixo NCC-1701, a Enterprise inovou em vários aspectos, do seu desenho até a sua capacidade de atingir a velocidade de "dobra espacial". Equipada com torpedos de fótons, canhões de raios "phasers" e um revolucionário sistema de teletransporte, a espaçonave é uma das mais poderosas da Frota Estelar. Sua navegação majestosa no espaço sideral começa no ano de 2245. Sob o comando do capitão James Kirk e com uma tripulação de 430 pessoas, a Enterprise protagonizou algumas das mais emocionantes aventuras espaciais de todos os tempos, entrando para o imaginário da cultura pop como um dos grandes ícones da ficção científica.

FONTE: HOWSTUFFWORKS  

SE GOSTOU VISITE: www.hsw.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário